terça-feira, 31 de maio de 2011

Calcular a corrente (A) que um cabo aguenta (W) conforme a distância

Estava refazendo a instalação elétrica de casa e tive algumas dúvidas,  o chuveiro é o maior vilão de uma casa, não só pelo seu consumo exagerado de energia, mas também pela bitola do cabo que ele utiliza,  muitas casas utiliza cabos de forma incorreta, por isso ocorre cheiro de queimado e alguns casos ate derretimento do fio, o que muita gente não sabe é que, se você utilizar um chuveiro em 220, você divide a carga entre os dois fios, ou seja,  um chuveiro (127v) utilizado na temperatura quente, consome em média 5400w e gera uma amperagem de quase 50A, se você utilizar o chuveiro em 220,  essa amperagem vai ser dividida, 25A para cada fio,  se seu chuveiro é 110v, você deve notar que toda vez que liga ele, sente que a luzes da casa fica mais fraca, isso é porque o consumo é muito grande em cima de um mesmo fio, se você utiliza 220, pode notar que isso não ocorre, ou no pior dos casos, a queda é leve,  mas atente a bitola do fio que chega ate o chuveiro e a distância,  quanto maior a distância,  maior tem que ser bitola do fio,  pesquisando na internet achei uma planilha muito interessante,  o link é:  http://varginha.net/download/geral/condutores.xls

Ah, sei que isso não tem muito a ver com tecnologia, mas como sou formado em eletricidade, gosto também deste assunto,  mas pensando bem, tecnologia não vive sem eletricidade :)

4 comentários:

Anônimo disse...

Na realidade vc não divide a corrente pelos dois fios, a corrente total sempre passa pelos dois condutores. A diferença entre 110 e 220v é que com uma maior tensão vc consegue a mesma potência com menor corrente. Faça uma analogia com uma tubulação de água, imagine que a tensão é a pressão, corrente é o volume de água e potência e a "força" do jato. Com mais pressão (tensão) vc vai precisar de menos água (corrente).

IPHosting disse...

A corrente total passa pelos dois condutores.. Como assim? (Não foi o que disse?, no 110, a corrente trafega apenas pelo fio positivo)

A diferença entre 110 e 220 é que com uma tensão maior você consegue a mesma potencia com corrente menor (Exatamente como eu disse).

Sua analogia explicou exatamente o que disse, divisão da corrente entre as duas fases..

O que disse foi comprovado pelo uso do amperímetro

Anônimo disse...

A corrente é menor não porque ela está dividida entre os dois condutores mas sim pq a tensão de alimentação é maior.
Mesmo no 127V a corrente passa pelos dois condutores, no momento em que ela está "indo" pela FASE, necessariamente ela tem que estar "voltando" pelo NEUTRO - ela não desaparece no equipamento. Meça com um amperímetro a corrente no NEUTRO qdo o aparelho estiver em uso, ela será exatamente a mesmo que vc medir na fase.

Anônimo disse...

...corrente dividida entre os fios fases? A corrente não se divide coisa nenhuma! Ocorre uma relação inversamente proporcional entre corrente e tensão, quanto maior a tensão, menor a corrente. Quanto se liga um equipamento se fecha um circuito (um caminho por onde passa uma corrente elétrica)nesse sentido, não tem como dividir corrente. Ela está dentro de um circuito: quanto menor for a tensão (pressão da água como já foi dito) maior será a corrente
(o volume de água)