sábado, 5 de março de 2011

Restaurar backup completo ou arquivo cpmove

Recentemente precisei restaurar um backup e foi uma grande dificuldade para entender o funcionamento do backup do Whm/Cpanel quando o mesmo é feito via ftp para outro servidor. Uma maneira bem fácil para  restaurar qualquer backup no caso de uma restauração emergencial, perca de dados ou simplesmente para mover os arquivos para outro host. No cPanel é possível configurar backups agendados através do WHM (WebHost Manager) que por sua vez irá salvar todas as contas de hospedagem (exceto as excluídas), banco de dados MySQL e/ou arquivos de configuração, ou backups completos da conta de cada usuário que será salva no diretório raiz do usuário, no formato .tar.gz, através da interface do cPanel. O que fazer com um backup completo quando você realmente precisa restaurá-lo ou quer mover seu site para um outro host?

Para restaurar um arquivo de backup completo, simplesmente mova o arquivo usuario.tar.gz  /home  se aplicável. Acesse o cPanel WHM (WebHost Manager), e clique no link “Restore a FullBackup/cpmove file” na seção de Backups. Informe o nome de usuário da conta que deseja restaurar no campo de texto logo após “Enter the username for the account you wish to restore”. Finalmente, clique no botão “Restore” e aguarde o processo finalizar.
Alternativamente o administrador pode logar através do SSH como root e digitar o seguinte comando:
/scripts/restorepkg --force username
Não há necessidade de criar a conta previamente, pois quando você restaura um arquivo de backup completo, a conta será automaticamente criada, e todos seus dados e configurações restaurados em seus respectivos lugares. Também não é necessário descompactar o arquivo antes de executar este comando.

Nenhum comentário: