domingo, 21 de junho de 2009

SEO (Search Engine Optimization) X Pay-Per-Click (Search Engine Marketing)

Vamos falar um pouco de SEO (Search Engine Optimization) e Pay-Per-Click (Search Engine Marketing)

Pay-Per-Click é a melhor forma de comprar tráfego instantâneo para seu site.

Enquanto que SEO requer um investimento significativo em reestruturação do código do seu site, e deve se levar em consideração que o posicionamento não são permanentes, tal serviço é similar ao trabalho de um editor de jornal que tem que escrever diariamente a primeira página de um jornal para seu leitor, se não estiver convidativa, não conseguirá atrair a atenção leitor. A diferença do trabalho do webmaster é que, além de agradar o leitor, terá que agradar os Robôs de Busca.

Veja os prós e os contras de cada modalidade:

Pay-Per-Click

Muito mais rápido de implementar.

Tráfego alto diretamente das palavras-chave compradas.

Paga-se apenas pelos cliques dados no anúncio.

Completo controle sobre quais palavras chaves serão patrocinadas.


Completo controle sobre o valor a ser investido pelo período que a campanha for configurada.


Completo controle sobre qual frase o visitante verá publicada no anúncio.

Excelente para campanhas sazonais com início e fim configuráveis.

Grande facilidade em testar e medir a eficiência de determinadas palavras e termos frente o público-alvo.

Custos de PPC aumentam com o tempo.

Anúncios têm menor credibilidade frente ao público.

Campanhas com melhor custo benefício nunca são atingidas sem acompanhamento diário de um especialista.


Nem todos os sites de busca têm programas de Link Patrocinados.

9 em 10 usuários não clicam em anúncios PPC.


SEO

Credibilidade advinda de conquistar posicionamento, em vez de comprá-lo.

Pesquisas demonstram que os usuários preferem mais clicar em buscas espontâneas do que em links patrocinados.

Melhorias destinadas a otimizar o website, de quebra aumentam sua usabilidade e o torna mais amigável ao usuário.

Um site bem otimizado pode aparecer em múltiplos buscadores sem nenhum custo extra.

Uma vez que se consegue um bom posicionamento para alguma palavra-chave, o site de beneficia do efeito "bola de neve", pois, outras palavras ganham automaticamente mais visibilidade.

Investimento em otimização caem com o tempo.

Mudanças constantes no site precisam ser feitas para conquistar e manter o posicionamento.

Resultados geralmente são lentos, podendo levar meses até que alguma keyword apareça bem posicionada.

Ajustes podem ter um processo mais longo.

Sites em flash requerem uma versão inteira em HTML e precisam de mão de obra especializada para que a ação não seja confundida com Black Hat Optimization .

Um comentário:

Flávio disse...

100% a materia meu velho!

Flávio
www.alunosdeti.com.br