terça-feira, 12 de maio de 2009

Meu Deus, meu arquivo não abre...

Antivírus fraudulento brasileiro “sequestra” sistema

Malware brasileiro impede acesso aos documentos na máquina infectada, exigindo a compra de um programa "antivírus" para consertar o problema.

"Pois é, imagina você pronto para entregar seu relatório ou trabalho escolar e derrepente você tenta abrir o arquivo para os últimos retoques e o arquivo não abre, que desespero não é?"

O ARIS-LD, grupo de análises e resposta a incidentes de segurança da Linha Defensiva, obteve acesso a um código malicioso de origem brasileira que utiliza técnicas de sequestro ou ransomware para forçar a compra de um programa que teria o objetivo de “limpar” o computador.

Ransomwares são softwares maliciosos que forçam o usuário a pagar para ter seu computador livre de um problema que o próprio programa causou. Os primeiros casos desse tipo de malware apareceram em 1989, com um vírus chamado Aids Info Disk. O termo foi criado em 2005, quando surgiu o trojan GPCode, que criptografava o conteúdo do disco rígido do usuário e pedia dinheiro para liberar o acesso.

A praga descoberta pela Linha Defensiva é a primeira de origem brasileira a usar tais técnicas de extorsão de que se tem notícia. Antes, elas só eram vistas em pragas estrangeiras.
O golpe brasileiro começa com um falso e-mail apresentando ao usuário um suposto convite de formatura...

Leia mais em:
http://www.linhadefensiva.org/2009/05/antivirus-fraudulento-brasileiro-sequestra-sistema/

3 comentários:

Bruno disse...

Rodrigo meu pendirve continha algumas pastas e alguns arquivos mas quando coloquei em outro computador ele ficou com os nomes em formas de códigos e não abre, acho que vc pode me ajudar! o que eu devo fazer??

Rodrigo Soares disse...

Oi Bruno,

Inicialmente tente passar um antivírus de um outro pc, mas antes desative o autorun, no menu ao lado tem um programa que faz isso.

Caso não resolva, tente o scandisk para verificar algum erro.

O ultimo passo é executar um programa que consiga identificar arquivos ocultos por erro no pen drive, recomendo hand recovery, ou algum similar.

Espero ter ajudado.

Bruno disse...

Obrigado Rodrigo! Concegui remover os víros do meu Pendrive, valeu mesmo!