terça-feira, 5 de maio de 2009

DropBox - Serviço Online para Sicronizar arquivos entre PCS





Quem utiliza mais de um computador no dia a dia, como por exemplo um PC no trabalho, outro em casa ou ainda um terceiro na faculdade ou na casa de amigos, frequentemente se atrapalha para manter todos seus arquivos salvos e atualizados num só local.

Uma opção comum é o uso de pen drives e discos externos para levá-los de um lado para outro. Há ainda quem use seu webmail para manter esse controle, enviando para sua conta @gmail ou @hotmail, por exemplo, os documentos produzidos em diferentes máquinas.

Alguns serviços online, porém, permitem armazenar os textos, planilhas e desenhos produzidos em diferentes PCs na web. Em alguns casos, as aplicações permitem também sincronizar diferentes PCs com uma única conta na nuvem.

É o caso do programa gratuito DropBox, que oferece 2 GB gratuitos de storage. Não há limite de tamanho para upload e a aplicação funciona tanto em máquinas com Windows, Mac OS ou Linux. Uma das características do DropBox é sincronizar o conteúdo de diferentes máquinas.

Assim, aquela planilha que você produziu no trabalho e salvou no diretório DropBox de seu PC, sobe sozinho para a nuvem. Quando você se logar em casa, o diretório local de seu computador doméstico vai baixar a planilha feita no trabalho.

O DropBox também mantém controle de versões, o que pode ser útil se você atualizar um arquivo e, depois, arrepender-se da edição. Com a aplicação, é possível acessar uma versão antiga e recuperar dados alterados.

Os arquivos que o usuário indicar vão para nuvem, criando um backup remoto, que depois poderá ser acessado a partir de qualquer outro PC.

Fonte: http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/032009/13032009-36.shl?2




Nenhum comentário: