Eu fiz um levantamento rápido, com apenas quatro modelos de monitores.
O preço eu consultei via internet, em sites de comparação de preços, que consultam diversas lojas e mostram o melhor preço para o modelo especificado.
O preço do kw/h, de R$ 0,68 em Minas para quem consome mais de 90kw/h mês.
A simulação realizada leva em conta quatro perfis de uso: 4, 8, 14 e 24 horas de uso diário.
Para um horizonte de tres anos de uso, o monitor LCD de 15" ganha disparado. Para um tipo de uso como a de um CPD, de 24 horas diarias, a diferença é brutal, até mesmo considerando-se o preço bem maior do monitor LCD de 17". O monitor LCD de 15" ganha em quase todos os perfis: 8, 14 e 24 horas de uso diário.
As opções de monitores LCD são muitas, estes valores podem variar bastante. Entretanto, o que me chamou muito a atenção foi a diferença no consumo de energia elétrica. O monitor LCD de 15" consome um quarto da energia do monitor CRT de 17". O monitor LCD de 17" consome um terço da energia do mesmo monitor.
Eu visitei também algumas lojas e vi que mesmo monitores LCD de 15" estão mais raros. Existe, entretanto, uma grande variedade de monitores LCD de 17".
Os monitores LCD possuem grandes vantagens:
- Ocupam menos espaço
- Consomem menos energia
- Possuem tela realmente plana causam menos mal à vista muitas vezes
- Possuem qualidade igual ou melhor que os monitores comuns (CRT)
Mas também apresentam algumas desvantagens:
- Possuem uma maior "latência", prejudicando a performance em jogos por exemplo
- Possuem "brilho" diferente (dependendo da situação também pode ser uma vantagem)
- Custo de conserto/manutenção muito caro
Pois bem, tomando isto tudo em mãos, resolvi gastar um tempinho e procurar colocar isto tudo num papel para ver quanto custaria realmente esta mudança de hardware.
Tomei como base 4 opções:
MONITOR CRT de 17 polegadas
MONITOR CRT de 15 polegadas
MONITOR LCD de 17 polegadas
MONITOR LCD de 15 polegadas
Resolvi avaliar tanto o custo do equipamento, quanto o custo ao longo de seu uso, bem como o tempo de uso do equipamento durante o dia, vida útil, custo de energia, etc.
No fundo eu pensei que pelo menos poderia "justificar" melhor uma compra destas para a minha consciência!
Bom, vamos à planilha de custos x investimento que eu montei!
Simulei basicamente 4 situações de uso: 4 horas, 8 horas, 14 horas e 24 horas por dia.
Conclusões:
É importante notar também que cada vez mais o monitor CRT 17 está tomando o lugar do monitor de 15, tanto no seu preço inicial como no seu custo ao longo de seu uso, e bem provavelmente isto deverá acontecer também com os monitores LCD, portanto, aqueles que fazem planejamento de compras devem estar atentos e acompanhando estes preços.
Para locais onde o custo da energia elétrica é maior que o estipulado aqui, é altamente recomendável que recalculem seus custos.
No caso de utilização de equipamento por mais de 3 anos, a influência do custo do consumo será maior ainda e com isto será mais interessante ainda comprar um LCD.
Conclusão FINAL:
Para empresas e profissionais liberais, com a estabilidade monetária que estamos tendo no país, é cada vez mais importante fazer planejamento de custos, e não só analisar o preço de compra, mas sim, o custo na vida útil do equipamentos. Portanto, mãos à obra e avaliem seus custos de equipamento.
Um fator subjetivo, mas importante, é que um funcionário que ganhar um monitor LCD para trabalhar certamente ficará bem motivado e prestigiado.
Um comentário:
Em todos os casos as LCD são muito melhores, ainda mais as q tem painel s-ips q tem uma economia de 30% em relação as LCD convencionais.
Postar um comentário