sábado, 17 de novembro de 2007

Monitores LCD x CRT

Recentemente eu li um artigo de autoria de Antonio Vilhena, publicado no site Boadica (http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=440), em que elefazia um comparativo de custo entre monitores LCD e CRT. O artigo é de 2005 e, mesmo com os dados desatualizados em relação ao preço de monitores LCD,ele concluía que mesmo em termos de custo, levando-se em conta um horizonte de três anos de uso, o monitor LCD era mais vantajoso em termos financeiros. Selevarmos em conta fatores ergonomicos, como menor radiação, menos danos à vista, entre outros, a vantagem fica ainda maior.

Eu fiz um levantamento rápido, com apenas quatro modelos de monitores.

O preço eu consultei via internet, em sites de comparação de preços, que consultam diversas lojas e mostram o melhor preço para o modelo especificado.

O preço do kw/h, de R$ 0,68 em Minas para quem consome mais de 90kw/h mês.

A simulação realizada leva em conta quatro perfis de uso: 4, 8, 14 e 24 horas de uso diário.

Para um horizonte de tres anos de uso, o monitor LCD de 15" ganha disparado. Para um tipo de uso como a de um CPD, de 24 horas diarias, a diferença é brutal, até mesmo considerando-se o preço bem maior do monitor LCD de 17". O monitor LCD de 15" ganha em quase todos os perfis: 8, 14 e 24 horas de uso diário.

As opções de monitores LCD são muitas, estes valores podem variar bastante. Entretanto, o que me chamou muito a atenção foi a diferença no consumo de energia elétrica. O monitor LCD de 15" consome um quarto da energia do monitor CRT de 17". O monitor LCD de 17" consome um terço da energia do mesmo monitor.

Eu visitei também algumas lojas e vi que mesmo monitores LCD de 15" estão mais raros. Existe, entretanto, uma grande variedade de monitores LCD de 17".

Os monitores LCD possuem grandes vantagens:

  • Ocupam menos espaço
  • Consomem menos energia
  • Possuem tela realmente plana causam menos mal à vista muitas vezes
  • Possuem qualidade igual ou melhor que os monitores comuns (CRT)

Mas também apresentam algumas desvantagens:

  • Possuem uma maior "latência", prejudicando a performance em jogos por exemplo
  • Possuem "brilho" diferente (dependendo da situação também pode ser uma vantagem)
  • Custo de conserto/manutenção muito caro

Pois bem, tomando isto tudo em mãos, resolvi gastar um tempinho e procurar colocar isto tudo num papel para ver quanto custaria realmente esta mudança de hardware.

Tomei como base 4 opções:

MONITOR CRT de 17 polegadas

MONITOR CRT de 15 polegadas

MONITOR LCD de 17 polegadas

MONITOR LCD de 15 polegadas

Resolvi avaliar tanto o custo do equipamento, quanto o custo ao longo de seu uso, bem como o tempo de uso do equipamento durante o dia, vida útil, custo de energia, etc.

No fundo eu pensei que pelo menos poderia "justificar" melhor uma compra destas para a minha consciência!
Bom, vamos à planilha de custos x investimento que eu montei!

Simulei basicamente 4 situações de uso: 4 horas, 8 horas, 14 horas e 24 horas por dia.





Conclusões:
Quanto maior o tempo de uso diário, mais econômico fica a utilização de um monitor LCD. Na realidade, empresas que utilizam turnos (como por exemplo alguns tipo de "atendentes", como centros de suporte, call centers, etc), devem considerar SERIAMENTE a utilização de monitores LCD ao invés de monitores CRT, pois além de serem mais ECONÔMICOS ao longo do tempo, reduzem cansaço visual, etc.

É importante notar também que cada vez mais o monitor CRT 17 está tomando o lugar do monitor de 15, tanto no seu preço inicial como no seu custo ao longo de seu uso, e bem provavelmente isto deverá acontecer também com os monitores LCD, portanto, aqueles que fazem planejamento de compras devem estar atentos e acompanhando estes preços.

Para locais onde o custo da energia elétrica é maior que o estipulado aqui, é altamente recomendável que recalculem seus custos.

No caso de utilização de equipamento por mais de 3 anos, a influência do custo do consumo será maior ainda e com isto será mais interessante ainda comprar um LCD.

Conclusão FINAL:
Para o meu caso onde o monitor fica ligado entre 10 a 16 horas por dia e não uso o micro para jogar, meu custo em 3 anos, é MAIS ECONÔMICO utilizar um monitor LCD de 17 do que um monitor de CRT de 17. Em 14 horas por dia fica muito próximo e em 16 horas o LCD é mais econômico. Com o movimento de queda de preços deste monitor (LCD de 17) cada vez mais ele estará sendo uma opção viável de compra.

Para empresas e profissionais liberais, com a estabilidade monetária que estamos tendo no país, é cada vez mais importante fazer planejamento de custos, e não só analisar o preço de compra, mas sim, o custo na vida útil do equipamentos. Portanto, mãos à obra e avaliem seus custos de equipamento.

Um fator subjetivo, mas importante, é que um funcionário que ganhar um monitor LCD para trabalhar certamente ficará bem motivado e prestigiado.

Um comentário:

Edson disse...

Em todos os casos as LCD são muito melhores, ainda mais as q tem painel s-ips q tem uma economia de 30% em relação as LCD convencionais.